PASSO A PASSO MODELAÇÃO DE GOLA

Esta publicação tem como principal objectivo ensinar a fazer a modelação de gola e rebuço. Este tipo de rebuço é muito usado nos casacos de homem, senhora e criança.

Também o podemos encontrar em vestidos, blusas e macacões dependendo do modelo. Este tipo de trabalho exige conhecimento e treino. Aqui pode dissipar todas as suas duvidas seguindo o tutorial que encontra em baixo.

modelação de gola

Desenhe o molde base e marque o valor de trespasse.

Localize o 1º botão na linha do meio frente, visto ser um trespasse simples. Marque os restantes botões e respetivas casas.

Localize o início da linha de quebra 1cm acima do 1º botão na linha do trespasse.

Marque a altura do pé de gola junto ao ombro. Prolongando a linha do ombro a partir do início do decote com 2,5 cm. (exemplo 3 cm altura de pé de gola no meio costas/0,5 cm igual a 2,5 cm altura de  pé de gola junto ao ombro)

Para desenhar a linha de quebra, trace uma linha reta desde o início da mesma. Passe pelo ponto de pé de gola e prolongue sem medida.

Desenhe o rebuço e a gola de acordo com o modelo a partir da linha de quebra. Transcreva simetricamente pela linha de quebra e desenhe o rebuço e a gola. (normalmente desenhamos em papel vegetal e faz-se espelho)

Trace a partir do início do ombro, uma linha reta paralela à frente da linha de quebra até coincidir com a linha do rebuço. (a linha do decote frente poderá também ser desenhada em linha curva)

Trace um arco a partir do inicio do decote, na linha do ombro, com ½ da medida do decote das costas de forma que este intercete a linha de quebra.

Modelação de gola e rebuço passo a passo

Marque no arco o valor correspondente à rotação da gola com 5 cm. Este valor foi atribuído de acordo com a altura do pé de gola e configuração da gola. Assim permite que a mesma tenha medida suficiente para acompanhar a curva do pescoço e cobrir a costura do decote.

Se o 1º botão estiver na linha do peito ou a baixo marque na rotação do arco 5 cm. Se estiver acima da linha do peito marque 5,5 cm ou mais. Este valor vai aumentando à medida que o 1º botão se aproxima do pescoço. É sempre necessário fazer um protótipo para se certificar do valor exacto.

Desenhe a linha do decote costas da gola, unindo em linha reta a partir do início do ombro até ao valor do arco.

Trace uma linha perpendicular à linha traçada anteriormente. Marque a medida da altura da gola no meio costas 7,25 cm. (3 cm pé de gola+3 cm pé de gola+0,5 cm dobra+0,75 cm cobrir a costura). Assim fica concluído o passo a passo sobre a modelação de gola.

  • vestido com laço atrás
    VESTIDO COM LAÇO ATRÁS

    Para fazer o molde deste vestido com laço atrás siga o passo a passo em baixo. Este trabalho tem como objectivo ajudar quem tem ...

  • bainha dupla passo a passo
    PASSO A PASSO BAINHA DUPLA

    A pedido de alguns seguidores hoje vou abordar o passo a passo bainha dupla para que percebam melhor este método. Espero que esta publicação ...

  • vestido longo de festa dois tecidos
    VESTIDO LONGO DE FESTA DOIS TECIDOS

    Faça o molde deste vestido longo de festa dois tecidos seguindo o passo a passo em baixo. Seguindo o passo a passo mais facilmente ...

  • vestido preto ombro único
    TRANSFORMAÇÃO DE VESTIDOS-8

    Este modelo de vestido preto ombro único é elegante e próprio para dias festivos. Escolha um tecido rico para fazer este modelo. Os tecidos têm ...

  • Vestido rosa com babado
    Vestido rosa com babado

    Esta publicação mostra como fazer o molde do vestido rosa com babado a partir do molde base. Assim pode fazer a leitura correta do ...

  • vestido casual estampado
    VESTIDO FÁCIL DE FAZER - 47

    As medidas do molde de vestido casual estampado correspondem ao tamanho 38 na tabela de medidas Portuguesa e 40 na tabela de medidas Brasileira. ...

© 2020 Todos os Direitos Reservados
MDM
Fátima Carvalho Lopes
facebook-squarepinterest-squareinstagram